Qual será o estado de conservação de sua moeda? Será que você está classificando corretamente?
FC ou Flor de Cunho: Moeda absolutamente impecável, sem apresentar o mais pequeno vestígio da manchas, mossas ou qualquer desgaste. Devido ao próprio processo de fabrico, é praticamente impossível encontrar uma moeda nestas condições.
SOB ou Soberba: Moeda que não circulou, mantendo o brilho ou o baço original provocado pela cunhagem. Pode apresentar ligeiras marcas de abrasão provenientes do contacto com outras moedas durante o fabrico ou transporte.
BL ou Bela: Apesar da maioria dos colecionadores não usar esse nível de classificação, ela se define quando a moeda aparenta não ter circulado. Ligeiros sinais de desgaste nos pontos mais altos da gravura, alguma oxidação.
MBC ou Muito Bem Conservada: Moeda pouco circulada. Sinais de desgaste nos pontos mais altos da gravura, pode apresentar pequenas mossas no rebordo.
BC Bem Conservada: Moeda circulada. Consideráveis sinais de desgaste nos pontos mais altos da gravura, mas com todos os pormenores visíveis incluindo a legenda e a data. Pode apresentar mossas e ou riscos
REG ou Regular: Moeda com bastante desgaste na legenda e data, apresentando, no entanto visíveis as principais características de classificação.
MC ou Mal Conservada: Moeda muitíssima gasta, corroída, legendas e datas obliteradas, quase ilegíveis, no entanto não restando dúvidas quanto à sua classificação.
Emissões especiais
PROOF - Moeda com cunhagem especial, fundo espelhado e relevo foscos.
BNC ou Brilhante Não Circulada - Moeda com cunhagem normal, em tudo igual ao estado SOBERBA, mas de fabricação mais cuidadosa e em especial no que toca ao seu brilho.
Notas:
Quando uma moeda apresentar duas classificações separadas por uma barra, como por exemplo BELA/SOBERBA, significa, que a primeira classificação refere-se ao anverso da moeda (BELA), e a segunda ao reverso (SOBERBA).
Por vezes surgem classificações intermédias, do tipo BELA++, ou MBC-, eu não sou adepto deste tipo de classificações pois geram ainda mais confusão.









Comentários